sexta-feira, 30 de outubro de 2009

LULA RESPEITA ? ?

copiei e colei (só o título é de Fala Séria)

copiei e colei (só o título é de Fala Séria)



ENSINANDO IMPUNIDADE (PROGRESSÃO CONTINUADA VEJAM A MATÉRIA, MUITO BOA)
De:# MAURÍCIO HÚNGARO#
# MAURÍCIO HÚNGARO#
Escrever Adicionar Bate-papo
Para:
undisclosed-recipients
Escrever Adicionar Bate-papo
Assunto:
ENSINANDO IMPUNIDADE (PROGRESSÃO CONTINUADA VEJAM A MATÉRIA, MUITO BOA)
Data:
30/10/2009 10:26
Para sua segurança, imagens externas não são exibidas automaticamente. Mostrar imagens deste e-mail Sempre mostrar as imagens
As imagens externas estão sendo exibidas. Não mostrar as imagens
Não mostrar mais esta mensagemCancelar Continuar


Ensinando Impunidade
De acordo com os resultados do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) as cinco escolas com melhores resultados no país são instituições militares.
Desde a implantação da progressão continuada na rede pública de ensino a realidade do cotidiano escolar percebida pelos professores aponta na direção de um expressivo aumento dos casos de violência e indisciplina dentro da escola.
Após onze anos de uma política educacional equivocada é fácil perceber e constatar a perda da qualidade do ensino. O que já teve um nível de respeito, hoje não passa de mais um sistema de aprovação automática, que produz muita propaganda e pouco resultado.
A necessidade do estudo para garantir a aprovação por boas notas foi substituída pela falta de perspectiva. Os alunos podem fazer o que quiserem que sua aprovação está garantida. Nem precisam freqüentar as aulas, pois a escola arruma um jeito de compensar suas faltas.
Formados em um ambiente pedagógico que não estimula o desempenho e favorece a indisciplina, tanto pela gestão das equipes de direção, quanto pela não aplicação das sanções disciplinares e procedimentos previstos em lei, esses alunos são rotulados de “aqueles que tudo podem”.
Além de desestimular o estudo essa política causa um efeito cumulativo: o aluno com defasagem de aprendizagem, ao ser aprovado pela progressão, não consegue acompanhar seus colegas e como não admite isso se manifesta com apatia, indisciplina e violência. Para agravar essa situação as Secretarias de Educação pressionam as escolas pela não aplicação das sanções disciplinares previstas no Estatuto do Criança e do Adolescente, para não causar desconforto junto à comunidade eleitoral.
Sem a percepção de um objetivo para o estudo e sem as conseqüências disciplinares para suas atitudes, muitos alunos expressam sua revolta e agressividade como violência contra professores e funcionários, já que não existe a noção de limite.
A escola se transforma em um espaço destinado apenas ao lazer e à socialização, servindo como um “crechão” que toma conta de menores de idade enquanto seus responsáveis desenvolvem atividades produtivas. São raros os pais e responsáveis que realmente percebem um significado de estudo para a escola, já que não questionam o nível de aprendizagem dos seus filhos
Nessas condições a escola ensina o pleno exercício da impunidade, fazendo com que seus alunos acreditem que não existe conseqüência para seus atos e que mesmo em situações mais graves tudo se resolve com brincadeira.
Antes dessa política, muitos dos alunos que concluíam o ensino fundamental se destacavam pela aprovação em instituições conceituadas como o Senai. Naquela época a maior parte das pessoas desempregadas no Brasil tinha mais de 30 anos de idade e estava nessa condição por ser substituída por esses jovens.
Hoje, os alunos que concluem esse ensino apresentam dificuldades em resolver as quatro operações matemáticas elementares. Muitos mal conseguem ler e entender uma frase longa, com mais de duas linhas.
Será é por acaso que a as melhores escolas do país são militares?
Por que nenhuma escola particular conceituada adota a progressão continuada?
Existe explicação para o fato de que hoje a maior parcela da população desempregada tenha entre 16 e 25 anos; todos formados por esse sistema?
Trata-se de uma geração perdida, condenada ao subemprego por não ter condições de se integrar ao mercado de trabalho competitivo. Pessoas jovens que não aprenderam muito bem a noção de regras e conseqüências para seus atos e que certamente pesarão sobre o orçamento de programas sociais do governo.-- Maurício Húngaro

Um comentário:

  1. Eu acho Fala que o ensino no Brasil comecou a decair a partir do Estatudo da Crianca e do Adolescente (ECA) que deu dirreitos demais para essa faixa etaria. Os professores comecaram a ter que tomar cuidado com o que falavam as criancas para nao sofrerem represalias e os alunos. Nem os pais tem mais direito e nem autoridade sobre os filhos. A partir dai os professores so vao empurrando com a barriga pois nao podem sequer exigir que o aluno permaneca na sala de aula. A maioria nao tem a cobertura da direcao da escola e por ai a coisa vai, sem controle. Se os pais lavam as maos, o professor vai fazer o que?

    ResponderExcluir