domingo, 17 de janeiro de 2010

Obama autoriza uso de reservas das Forças Armadas para missão no Haiti.

17/01/2010 - 21h25

Obama autoriza uso de reservas das Forças Armadas para missão no Haiti.

Washington, 17 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou no sábado uma ordem executiva que autoriza o uso das reservas das Forças Armadas para apoiar a missão humanitária no Haiti, informou hoje a Casa Branca.

Segundo a Casa Branca, a ordem ajudará os departamentos de Defesa e de Segurança Nacional a apoiar os esforços humanitários no Haiti.

O documento acrescentou que a ordem executiva terá um uso "limitado", já que servirá para tarefas muito específicas na missão humanitária.

Assim, por exemplo, a ordem executiva permite a ativação de pessoal médico das reservas militares para substituir o que foi enviado ontem ao Haiti no navio-hospital "USNS Comfort".

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 de Brasília da terça-feira e teve epicentro a 15 quilômetros da capital haitiana, Porto Príncipe. A Cruz Vermelha do Haiti estima que o número de mortos ficará entre 45 mil e 50 mil.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro do país, Jean Max Bellerive, havia falado de "centenas de milhares" de mortos.

O Exército brasileiro confirmou que pelo menos 15 militares do país que participam da Minustah, a missão da ONU no Haiti, morreram em consequência do terremoto.

A médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, e Luiz Carlos da Costa, o segundo civil mais importante na hierarquia da ONU no Haiti, também morreram no tremor.
do UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário